ECOFORMAÇÃO 2018 – PERMACULTURA NA ESCOLA SUSTENTÁVEL

FORMAÇÃO EM PERMACULTURA NA ESCOLA SUSTENTÁVEL 2018

COORDENADOR PEDAGÓGICO: JULIANO RICIARDI

jriciari@gmail.com – 47 – 996 19-4898

RESUMO DA PROPOSTA TÉCNICA PEDAGÓGICA

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1) OBJETIVO GERAL

Oportunizar a formação de toda a comunidade escolar (pais, alunos, professores, gestores e funcionários) transformar o espaço escolar colocando em prática as oficinas temáticas, reformular o PPP, assim como o Currículo Escolar, e promover a permacultura e eco-alfabetização.

2) Objetivos Específicos

Promover curso de formação em sustentabilidade educacional;

Construir espaços sustentáveis com estruturas educadoras no pátio da escola e promovê-las na comunidade;

Formação da COM-VIDA permacultural

Planejar oficinas temáticas e incluí-las no PPP;

Envolver toda a comunidade escolar no Projeto de Permacultura;

Levar o Projeto de Permacultura para a comunidade além dos muros escolares.

 

3) FASES DE DESENVOLVIMENTO

1ª FASE – GESTÃO NA ESCOLA SUSTENTÁVEL – 20 HORAS

Conteúdos:

– integração da comunidade escolar com o projeto – palestra: Permacultura na Escola Sustentável

– formação da COM-VIDA Permacultural (Oficinas de Futuro)

– formação em Design de Permacultura na escola

– organização de um Plano de Ação Sustentável

– estabelecer o marco zero da escola

Ações Estratégicas:

– Reuniões de Gestão Pedagógica, Oficinas Temáticas, Café com Prosa

2ª FASE – ESPAÇOS NA ESCOLA SUSTENTÁVEL – 20 HORAS

Conteúdos:

– implantação dos elementos de sustentabilidade (horta mandala, compostagem, espiral de ervas, pracinha, captação de água da chuva, etc)

– mão na massa

Ações estratégicas:

– oficinas temáticas e biomutirões

3ª FASE – CURRICULO NA ESCOLA SUSTENTÁVEL – 20 HORAS

Conteúdos:

– oficinas de Ecoalfabetização

– transdisciplinaridade e sustentabilidade

– design do PPP sustentável

Ações Estratégicas:

– Café com prosa, oficinas temáticas

4ª FASE – MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NA ESCOLA SUSTENTÁVEL – 10 HORAS

Conteúdos:

– encontros para reflexão

– oficina de monitoramento e manutenção

Ações Estratégicas:

– Rodas de conversa, oficina temática

 4) DURAÇÃO: 70 HORAS/AULA

 5) CRONOGRAMA FINANCEIRO

* HORAS AULA DO PROFISSIONAL TÉCNICO HABILITADO PELO MEC;

* TRANSPORTE / ALIMENTAÇÃO / HOSPEDAGEM

6. CURRICULO RESUMIDO DO PROPONENTE:

 Juliano de Paiva Riciardi é Professor de Design Sustentável, Arte Educador Ambiental e Permacultor. Cursou Academia de Oceanografia na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (1993-1997) e Graduou-se em Licenciatura Plena em Artes Visuais pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande-FURG/RS (1999-2003). Pós–graduando em Docência em Sustentabilidade pela AVM Faculdades Integradas-Brasilia/DF (2015-). Instrutor e Especialista em Design de Permacultura e Ecovilas e Permacultura na Escola pela Rede Brasileira de Permacultura e Ecovilas – RBP- GO/RS/MT (2004-2007), com cursos: Básico, Avançado e de Professores de Permacultura, Bioconstrução, Energias Renováveis e Educação Sustentável, sendo sua mestra, instrutora e inspiradora, a pedagoga australiana Lucia Legan (autora do livro Escola Sustentável e Criando Habitats na Escola Sustentável, entre outros). Juliano é Cogestor do Coletivo Permacultores – www.permacoletivo.wordpress.com desde 2007 e Membro da Rede Mundial de Permacultura – http://permacultureglobal.com/ desde 2010, atua como Formador de Comunidades Educadoras Sustentáveis através do Programa Permacultura na Escola no qual é criador e coordenador pedagógico. Habilitado pelo MEC em Educação Ambiental Continuada e Formando Com-Vida – Construindo Agenda 21 na Escola (2004), onde já qualificou diversas instituições e pessoas pelo Brasil e do exterior. Fundador e Coordenador da Casa Colmeia Estação de Permacultura Litorânea em Jaguaruna/SC – www.casacolmeia.wordpress.com de 2009 a 2013. Em 2013 inicio o Projeto da Estação de Aprendizagem de Permacultura Mata Atlântica em sua propriedade, o Ecosítio Nova Terra em Maquiné/RS – www.ecostionovaterra.wordpress.com Trabalhou em 2013 na ONG ANAMA em Maquiné/RS no Projeto Agricultura Familiar e Agroecologia patrocinado pela PETROBRÁS e em 2014 no Projeto Tharamandahy – Gestão Integrada dos Recursos Hídricos da Bacia do Rio Tramandaí Fase 2, com o Projeto Permacultura nas Escolas, também patrocinado pela PETROBRÁS. Entre 2015 a 2017 foi Consultor em Sustentabilidade Educacional, para o Prêmio Embraco de Ecologia pela EMBRACO de Joinville/SC e Rede Ambiental Embraco pela Embraco de Itaiópolis/SC. É professor-pesquisador colaborador do Laboratório de Arquitetura, Urbanismo, Engenharias e Processos Articulados para Sustentabilidade da UFOP/ Programa Escolas Sustentáveis. Em 2017 Coordenou o Projeto Permacultura para uma Escola Sustentável, Vencedor do edital 2016 da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Francisco do Sul. Pela SINERGIA presta Serviços de Design na Educação, em Permacultura e Sustentabilidade.

 7. REFERÊNCIAS

BRASIL. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania Coordenação-Geral de Educação Ambiental. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. / Ministério da Educação e Cultura. . Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania Coordenação-Geral de Educação Ambiental. Brasília, 2012. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao13.pdf

________. Ministério da Educação. Espaços educadores sustentáveis. Salto para o Futuro. Ano XXI. Boletim 7. 2011.

CAPRA, Fritjof. Alfabetização Ecológica, CULTRIX, São Paulo, 2006.

FORMANDO COMVIDA – Construindo Agenda 21 na escola. Ministério da Educação – MEC, 2004.

FREINET, Cellestin. Pedagogia da Cooperação, São Paulo, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, São Paulo1988.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra, São Paulo, 2002.

HOLMGREN, David. Permacultura: caminhos e princípios além da sustentabilidade. Porto Alegre/RS, Via Sapiens, 2012.

LEGAN, Lucy. A Escola Sustentável : eco-alfabetizando pelo ambiente, IPEC, Pirenópolis, 2004.

__________. Construindo Habitats nas Escolas Sustentáveis, IPEC, Pirenópolis, 2007

NUTTAL, Carolyn. Agrofloresta para criança : uma sala de aula ao ar livre. Bahia : Instituto de Permacultura da Bahia, 1999

MOLLISON, Bill. Permaculture Designers Manual. Tagari, 1988.

PEREIRA, Dulce Maria. Processo formativo em educação ambiental: escolas sustentáveis e com-vida: tecnologias ambientais/ Dulce Maria Pereira. 2.ed. – Ouro preto: editora da UFOP, 2015.

ZANON, Angela Maria. [et al]. Escolas sustentáveis e com-vida: processos formativos em educação ambiental. 2ed..-Ouro Preto: Editora da UFOP, 2015.

 

Materiais disponíveis na internet:

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  1. SITES DE REFERÊNCIA:

www.permaculturanaescola.wordpress.com

www.ecositionovaterra.org

www.casacolmeia.wordpress.com

www.permacultureprinciples.com

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