FORMAÇÃO 2017 – PERMACULTURA NA ESCOLA SUSTENTÁVEL

FORMAÇÃO EM PERMACULTURA NA ESCOLA SUSTENTÁVEL 2017

COORDENADOR PEDAGÓGICO: JULIANO RICIARDI

jriciari@gmail.com – 47 – 996 19-4898

RESUMO DA PROPOSTA TÉCNICA PEDAGÓGICA

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1) OBJETIVO GERAL

Oportunizar a formação de toda a comunidade escolar (pais, alunos, professores, gestores e funcionários) transformar o espaço escolar colocando em prática as oficinas temáticas, reformular o PPP, assim como o Currículo Escolar, e promover a permacultura e eco-alfabetização.

2) Objetivos Específicos

Promover curso de formação em sustentabilidade educacional;

Construir espaços sustentáveis com estruturas educadoras no pátio da escola e promovê-las na comunidade;

Formação da COM-VIDA permacultural

Planejar oficinas temáticas e incluí-las no PPP;

Envolver toda a comunidade escolar no Projeto de Permacultura;

Levar o Projeto de Permacultura para a comunidade além dos muros escolares.

 

3) FASES DE DESENVOLVIMENTO

1ª FASE – GESTÃO NA ESCOLA SUSTENTÁVEL – 20 HORAS

Conteúdos:

– integração da comunidade escolar com o projeto – palestra: Permacultura na Escola Sustentável

– formação da COM-VIDA Permacultural (Oficinas de Futuro)

– formação em Design de Permacultura na escola

– organização de um Plano de Ação Sustentável

– estabelecer o marco zero da escola

Ações Estratégicas:

– Reuniões de Gestão Pedagógica, Oficinas Temáticas, Café com Prosa

2ª FASE – ESPAÇOS NA ESCOLA SUSTENTÁVEL – 20 HORAS

Conteúdos:

– implantação dos elementos de sustentabilidade (horta mandala, compostagem, espiral de ervas, pracinha, captação de água da chuva, etc)

– mão na massa

Ações estratégicas:

– oficinas temáticas e biomutirões

3ª FASE – CURRICULO NA ESCOLA SUSTENTÁVEL – 20 HORAS

Conteúdos:

– oficinas de Ecoalfabetização

– transdisciplinaridade e sustentabilidade

– design do PPP sustentável

Ações Estratégicas:

– Café com prosa, oficinas temáticas

4ª FASE – MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NA ESCOLA SUSTENTÁVEL – 10 HORAS

Conteúdos:

– encontros para reflexão

– oficina de monitoramento e manutenção

Ações Estratégicas:

– Rodas de conversa, oficina temática

 4) DURAÇÃO: 70 HORAS/AULA

 5) CRONOGRAMA FINANCEIRO

* HORAS AULA DO PROFISSIONAL TÉCNICO HABILITADO PELO MEC;

* TRANSPORTE / ALIMENTAÇÃO / HOSPEDAGEM

6. CURRICULO RESUMIDO DO PROPONENTE:

 Juliano de Paiva Riciardi é Professor de Design Sustentável, Arte Educador Ambiental e Permacultor. Cursou Academia de Oceanografia na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (1993-1997) e Graduou-se em Licenciatura Plena em Artes Visuais pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande-FURG/RS (1999-2003). Pós–graduando em Docência em Sustentabilidade pela AVM Faculdades Integradas-Brasilia/DF (2015-). Instrutor e Especialista em Design de Permacultura e Ecovilas e Permacultura na Escola pela Rede Brasileira de Permacultura e Ecovilas – RBP- GO/RS/MT (2004-2007), com cursos: Básico, Avançado e de Professores de Permacultura, Bioconstrução, Energias Renováveis e Educação Sustentável, sendo sua mestra, instrutora e inspiradora, a pedagoga australiana Lucia Legan (autora do livro Escola Sustentável e Criando Habitats na Escola Sustentável, entre outros). Juliano é Cogestor do Coletivo Permacultores – www.permacoletivo.wordpress.com desde 2007 e Membro da Rede Mundial de Permacultura – http://permacultureglobal.com/ desde 2010, atua como Formador de Comunidades Educadoras Sustentáveis através do Programa Permacultura na Escola no qual é criador e coordenador pedagógico. Habilitado pelo MEC em Educação Ambiental Continuada e Formando Com-Vida – Construindo Agenda 21 na Escola (2004), onde já qualificou diversas instituições e pessoas pelo Brasil e do exterior. Fundador e Coordenador da Casa Colmeia Estação de Permacultura Litorânea em Jaguaruna/SC – www.casacolmeia.wordpress.com de 2009 a 2013. Em 2013 inicio o Projeto da Estação de Aprendizagem de Permacultura Mata Atlântica em sua propriedade, o Ecosítio Nova Terra em Maquiné/RS – www.ecostionovaterra.wordpress.com Trabalhou em 2013 na ONG ANAMA em Maquiné/RS no Projeto Agricultura Familiar e Agroecologia patrocinado pela PETROBRÁS e em 2014 no Projeto Tharamandahy – Gestão Integrada dos Recursos Hídricos da Bacia do Rio Tramandaí Fase 2, com o Projeto Permacultura nas Escolas, também patrocinado pela PETROBRÁS. Atualmente faz parte da equipe, como Consultor em Sustentabilidade Educacional, do Prêmio Embraco de Ecologia pela EMBRACO de Joinville/SC e Rede Ambiental Embraco pela Embraco de Itaiópolis/SC. É professor-pesquisador colaborador do Laboratório de Arquitetura, Urbanismo, Engenharias e Processos Articulados para Sustentabilidade da UFOP/ Programa Escolas Sustentáveis. Pela COMSINERGIA presta Serviços de Design na Educação, de Permacultura e Sustentabilidade.

 7. REFERÊNCIAS

BRASIL. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania Coordenação-Geral de Educação Ambiental. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. / Ministério da Educação e Cultura. . Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania Coordenação-Geral de Educação Ambiental. Brasília, 2012. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao13.pdf

________. Ministério da Educação. Espaços educadores sustentáveis. Salto para o Futuro. Ano XXI. Boletim 7. 2011.

CAPRA, Fritjof. Alfabetização Ecológica, CULTRIX, São Paulo, 2006.

FORMANDO COMVIDA – Construindo Agenda 21 na escola. Ministério da Educação – MEC, 2004.

FREINET, Cellestin. Pedagogia da Cooperação, São Paulo, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, São Paulo1988.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra, São Paulo, 2002.

HOLMGREN, David. Permacultura: caminhos e princípios além da sustentabilidade. Porto Alegre/RS, Via Sapiens, 2012.

LEGAN, Lucy. A Escola Sustentável : eco-alfabetizando pelo ambiente, IPEC, Pirenópolis, 2004.

__________. Construindo Habitats nas Escolas Sustentáveis, IPEC, Pirenópolis, 2007

NUTTAL, Carolyn. Agrofloresta para criança : uma sala de aula ao ar livre. Bahia : Instituto de Permacultura da Bahia, 1999

MOLLISON, Bill. Permaculture Designers Manual. Tagari, 1988.

PEREIRA, Dulce Maria. Processo formativo em educação ambiental: escolas sustentáveis e com-vida: tecnologias ambientais/ Dulce Maria Pereira. 2.ed. – Ouro preto: editora da UFOP, 2015.

ZANON, Angela Maria. [et al]. Escolas sustentáveis e com-vida: processos formativos em educação ambiental. 2ed..-Ouro Preto: Editora da UFOP, 2015.

 

Materiais disponíveis na internet:

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  1. SITES DE REFERÊNCIA:

www.permaculturanaescola.wordpress.com

www.ecositionovaterra.org

www.casacolmeia.wordpress.com

www.permacultureprinciples.com

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