Consultoria em Educação Sustentável

O trabalho com Permacultura nas escolas que iniciei em 2004 foi sempre meu foco principal por já ter desenvolvido a educação ambiental como minha prática sócio-educativa desde 1993, quando fui cursar Oceanografia, iniciando minha jornada rumo a sustentabilidade. Minha formação em Permacultura e a licenciatura em Artes Visuais contribuiu muito para o meu desenvolvimento pessoal e também me habilitou para lecionar em sala de aula e aguçou ainda mais minhas ideias em arte educação ambiental, e foi ai que peguei gosto pelo ambiente pedagógico profissional.

Com isso direcionei minhas habilidades e talentos para a sustentabilidade educacional, que é uma área necessária e em expansão na nossa sociedade atual, o design, design pedagógico, design educacional, a implantação e o redesenho de escolas sustentáveis. Isto está claro, pois a cada dia recebo mais pessoas me contatando para ajuda-las a implantar o processo de sustentabilidade em alguma escola, ongs, empresas, programas, projetos, bairros, condomínios, etc.

Por isso meu trabalho com educação é focado no pensamento sistêmico, que é integrativo onde busco desenvolver os aspectos educacionais conectando os eixos da Gestão, dos Espaços e do Currículo de forma sustentável, como direciona a Política Pública do MEC referente as Escolas Sustentáveis.

A busca de melhoria nestes três aspectos da realidade escolar cria uma rede de relações, envolvimentos e comprometimentos que desencadeiam ações práticas de sustentabilidade em toda a comunidade escolar e seu entorno.

Várias ações estratégicas de sustentabilidade são adotas para a conexão da a escola em rede e a ecologia das relações é fundamental como alicerce de todo o processo educativo para a sustentabilidade.

Algumas ações estratégicas de sustentabilidade das relações que adotamos são:

  • Reuniões EcoPedagógicas
  • Ciclos Virtuosos
  • Café com Prosa
  • Oficinas Temáticas
  • Biomutirões em Família

Cada caso é tratado como específico, cada escola é uma, e cada processo educativo é um, então buscando a partir de padrões inspirados na natureza soluções pedagógicas que possam desencadear práticas de educação e transformação de toda a comunidade escolar.

Transformar o pátio da escola, criar uma horta em mandala, captar a água da chuva, criar uma composteira para os resíduos orgânicos, mobilizar a gestão em prol ao meio ambiente, criar a COM-VIDA, Auditar a escola ambientalmente e inserir a sustentabilidade no currículo, no plano de ação e no PPP da escola são maneiras onde demonstro minhas experiências profissionais, métodos, estratégias e técnicas de permacultura aplicadas no ambiente educativo.

Trago orientações, implantamos programas, elementos, faço visitas técnicas as escolas, verifica-se os padrões de sustentabilidade, avalio, faço reuniões para gestão pedagógica, formação da comunidade escolar (pais, alunos, professores, gestores, funcionários e comunidade) e criamos ambientes lindos, acolhedores, estéticos e funcionais. Crio dinâmicas para sensibilizar, para aperfeiçoar, para promover o contato e a conexão com a natureza profunda.

Este é meu trabalho que amo de paixão. É meu dom onde reúno todo meu potencial e passo o meu melhor para o melhor dos mundos, o mundo de nossos sonhos.

Consultoria educacional para sustentabilidade – Juliano Riciardi – (47) 99619-4898 – jriciardi@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: