Seja Bem Vindo !

VIVÊNCIA DE PERMACULTURA E BIOCONSTRUÇÃO EM OSÓRIO 2019

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA O CURSO VIVÊNCIA PERMACULTURA E BIOCONSTRUÇÃO

<<<

Permacultura e Bioconstrução Osório 7

Curso–Vivência : Permacultura e Bioconstrução

25, 26 e 27 de Janeiro de 2019

Sítio dos Pijucas – Palmital, Osório/RS

O que é Permacultura

Permacultura é um processo criativo de planejamento sustentável, com base no pensamento sistêmico integrado, que usa a ética e os princípios de design ecológico. Ela nos guia para imitarmos os padrões e relacionamentos que podemos encontrar na natureza e pode ser aplicada a todos os aspectos da habitação humana, a agricultura orgânica à construção ecológica, de tecnologia apropriada para a educação e até mesmo a economia.

WhatsApp Image 2018-03-25 at 11.25.26(7)

Ao adotar a ética e aplicar esses princípios em nossa vida diária, podemos fazer a transição de sermos consumidores dependentes para se tornar produtores responsáveis. Esta jornada desenvolve habilidades e resistência em casa e em nossas comunidades locais que nos ajudarão a se preparar para um futuro incerto com menos energia disponível.

As técnicas e estratégias utilizadas para aplicar estes princípios permaculturais variam muito, dependendo da localização, condições climáticas e recursos que estão disponíveis. Os métodos podem diferenciar, mas as fundamentações para esta abordagem integral permanecer constante. Ao aprender esses princípios você pode adquirir valiosas ferramentas de pensamento que o ajudam a se tornar mais resistentes em uma era de mudança.

O curso será organizado e facilitado pelo Coletivo Permacultores, um Grupo Inter e Transdisciplinar de práticas permaculturais.

img-20170428-wa00081

Programa geral:

Conteúdos Diários:

25.01

* Histórico, Éticas e Princípios para a Sustentabilidade

* Padrões: a linguagem da natureza;

* Leitura da Paisagem : encontrando recursos na natureza;

* Metodologias de Design Sustentável;

26.01

* Nossa interação com as Plantas e os Animais na natureza;

* Uso e manejo sustentável da água e do solo;

* Práticas de Jardinagem Pedagógica, Compostagem, Sementes, Horta em Espiral, Plantas Medicinais;

* A Cozinha Sustentável;

* Oficina de Papel Reciclado

27.01

* Introdução a Bioconstruções e construções naturais;

* Teoria e prática de banheiro seco

* Práticas construtivas naturais – forno de barro

* Práticas de Design Sustentável

2ce7f06f27216430e97fe03433758aba

Metodologia da Vivência no Sítio dos Pijucas

Rodas de Conversas, Apresentações, Trilhas Ecológicas, Dinâmicas, Partilhas, Celebração, Espaços Co-Criados, Feira Livre.

Neste curso vamos trabalhar com uma metodologias de espaços abertos, teóricas, práticas e interativa. As dinâmicas serão bastante diversificadas e interdisciplinares, assessorada por permacultores instrutores. Incluirá além de saídas de campo, trilhas, estudo da paisagem, oficinas práticas, aulas teóricas de forma aberta, aulas expositivas complementares e exposição de audio-visuais no período noturno.

Além destas atividades, teremos um período de estudo prático de Design em Permacultura, com criação e planejamento de um espaço, como estudo de caso, aplicando os conhecimentos, os princípios e os métodos de design em permacultura estudados no curso.

Ainda assim, teremos momentos de reflexão em grupo, rodas de conversas, trocas e avaliações de percurso, bem como atividades extras de bem estar físico-espiritual, como yoga, meditações, relaxamentos e banhos de lagoa.

A noite contaremos com atividades de fogueira de confraternização, noite de talentos e rodas de viola e canto. Existirão ainda horários parao intercâmbio de conhecimentos entre todos.

Também terá no local um espaço para feira livre de trocas e economia solidária, aberta ao público participante e a comunidade, que queira expor seus pertences e seus produtos ecológicos para troca.

1055305889_b6e3269b54_z

Quem serão os Facilitadores : O Coletivo de Permacultores

Os organizadores e ministrantes desta formação é o casal de permacultores e artistas educadores Juliano Riciardi e Maria Clara, residentes em Santa Catarina.

*Juliano Riciardi  Designer, Arte Educador Ambiental licenciado em Artes Visuais pela FURG/RS e Permacultor, formado em PDC pelo IPEC/2004 e IPCP/2007.  Co-Idealizador e Bioconstrutor da Estação de Permacultura Litorânea Casa Colmeia – Jaguaruna/ SC e do Ecosítio Nova Terra – Estação de Permacultura em Maquiné/RS. Trabalha a mais de 15 anos com Permacultura nas Escolas. Juliano realiza ainda consultorias em sustentabilidade pedagógica e permacultura, e fez parte da Equipe do Prêmio Embraco de Ecologia, em Joinville e Rede Ambiental Embraco em Itaiópolis entre 201 e 2017. É o responsável pela organização pedagógica desta vivência.

*Maria Clara Costa – Companheira de Juliano nas Formações em Permacultura, Bioconstrução, Jardinagem Pedagógica. Cozinheira ecológica, aprendiz de permacultura, educadora ambiental, artista cênica autora do personagem Abelhaça a jardineira orgânica, acadêmica de Biologia Marinha na UDESC.

28876310_1513645315401120_891411887_o

O curso inclui:

* Hospedagem coletiva no Galpão do Sítio dos Pijucas

* ou Hospedagem em Barraca

* Todas as refeições (3 por dia) + cafés

* Certificado de Participação (20horas)

* Inclusão na Rede Global de Permacultura

* Material didático

Investimentos:

1056174390_aeea36b6ea_z

O que você deve trazer para o curso:

– alegria, disposição, força, amizade, paz, e tudo de bom

– colchonete e saco de dormir próprio se for hospedar coletivamente

– barraca e itens de camping (saco de dormir, isolante, colchonete)

– seus talheres (prato, garfo, faca)

– se tiveres alguma ferramenta em especial que gostaria de compartilhar com o grupo, traga.

– chapéu, bonés, etc

– protetor solar

– roupas de cama, manta e roupa de banho, toalha

– repelente – o mais natural possível

– maquina fotográfica

– pen drive para trocarmos materiais

– capa de chuva – podemos ter atividades na chuva !

– roupas para sujar

– sapato para sujar

– alguma coisa que queira trocar na feira de trocas

– roupa para banho de lagoa

– sementes diversas se coleciona

– instrumentos musicais,  só alegria na noite de fogueira

– seus materiais e vídeos preferidos para compartilhar entre todos

* Pedimos por gentileza que não deixem de ler novamente estes itens assim que o curso se aproxima para não esquecerem de nada.

composteira

Local do Curso:

O Sítio dos Pijucas é uma propriedade Familiar que dispõe de um lindo espaço rural no Palmital em Osório. La acontecem diversas atividades educativas, contra turno infantil, colônia de férias e formações educacionais. Agora com esta vivência iniciaremos com as atividades de permacultura no espaço, trazendo o design concsiente para este ambiente.

No Sítio dos Pijucas teremos espaço suficiente para desenvolver esta formação em permacultura e bioconstrução, com atividades teóricas e práticas, onde será enfatizado a sustentabilidade em torno das famílias moradoras, a vocação educacional do mesmo e a autossuficiência doméstica.

No Sítio tem um imenso lago onde estará a disposição para banhos e outras atividades aquáticas.

Para chegar até o Sítio dos Pijucas vamos criar aqui um link com o mapa que te levará até lá seguindo o GPS do Google Maps.

Mais Informações e Inscrições:

http://www.permaculturanaescola.wordpress.com

email: permaescola@gmail.com

whats (51) 99191-9658 (sítio) – (47) 99619-4898 (ministrante)

FICHA DE INSCRIÇÃO: BAIXE AQUI

Formulário de Inscrição_ Permacultura e Bioconstrução (2)

A primeira parcela é o depósito bancário para assegurar a vaga!

Horta-13

…………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Permacultura na Escola

Soubemos ontem, 25.06.2018 que o nosso Projeto Permacultura para uma Escola Sustentável foi selecionado entre os 500 melhores projetos brasileiros em atuação escolar em Arte e Educação, pela FUNARTE ficando com a nota 69,50 estando classificado para a Etapa 2 no Edital Prêmio Funarte Arte e Educação 2018: divulgados os projetos selecionados. Veja os classificados aqui: http://www.funarte.gov.br/…/Premio-Funarte-Arte-e-Educacao-…

logo permacultura na escola nova PERMACULTURA PARA A SUA ESCOLA

O Programa Permacultura na Escola é um trabalho pioneiro de Arte Educação Ambiental orientado com os princípios de Design de Permacultura e Ecoalfabetização.

Criado em 2004 pelo Artista Visual, Educador Ambiental e Permacultor Juliano Riciardi, tem como objetivo principal propor novas formas de se desenvolver a educação, a transformação, a cultura e a gestão ambiental dentro das escolas.

Através das ferramentas de design de permacultura, seus métodos, estratégias e técnicas, são desenvolvidas diversas atividades entre elas a formação de alunos e professores em Design de Permacultura na Escola, formação da COM-VIDA, oficinas ecopedagógica e permaculturais e o PPP Sustentável.

Entre em contato conosco para apresentarmos a proposta completa para levar o Permacultura na Escola para a sua comunidade.

PROCESSO FORMATIVO ESCOLAS SUSTENTÁVEIS E RESILIENTES 2018

                                                      PERMACULTURA NA ESCOLA:                                                       DESIGN REGENERATIVO, SUSTENTÁVEL E RESILIENTE 

Num contexto escolar e de aprendizagem, as ferramentas de pensamento e design de permacultura servirão para criar soluções individualizadas, específicas e integradas para os contextos em que é aplicada.

Dá ao educador a capacidade de usar um conjunto de princípios e ferramentas, e criar inúmeras soluções “fora da caixa” e, ao mesmo tempo, aplicar soluções sistêmicas para que elas afetem vários elementos e funções e tenham um vasto “efeito de onda” através de uma população, de comunidades de aprendizagem, de alunos a grupos de alunos, professores, pais e a comunidade em geral.

cartaz de formação

Formação em Sustentabilidade para Comunidades Escolares 2018

O Processo de Formação Permacultura na Escola Sustentável

O Programa Permacultura na Escola é um pioneiro e criativo programa de transformação e formação em educação, cultura e gestão ambiental focado na sustentabilidade escolar como um todo.

Alinhado nos preceitos e ferramentas do Design de Permacultura, da AGENDA 2030, na COM-VIDA e nas Políticas Públicas do MEC referentes aos Espaços Educadores Sustentáveis e Escolas Sustentáveis, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.

6313edd7dd67a33c9ec3953423971423

Criado, Desenvolvido e Facilitado pelo Ecodesigner e professor Juliano Riciardi, Arte Educador Ambiental e Permacultor, este programa tem sido realizado e aperfeiçoado pedagogicamente de forma transdisciplinar, sistêmica e participativa desde 2004.

Através da Arte Educação Ambiental e da Permacultura,  a noção de Escola Sustentável é de uma escola que se faz a partir de uma intenção pedagógica no sentido de fomentar a promoção da cultura da vida e da sustentabilidade no espaço escolar.

Para isso acreditamos que o processo de construção da escola sustentável perpasse por 3 dimensões integrativas que são: 1-Dimensão do Design do Espaço Sustentável, 2-Dimensão do Design da Gestão Sustentável e a Dimensão do Design do Currículo Sustentável.

cob-croc-w

Tudo isso elaborado de forma integral, com conteúdos teóricos e práticos onde os participantes se envolveram com profundidade no aprendizado da ciência e da arte do design regenerativo, sustentável e resiliente.

img_3253

 Entre em contato conosco para saber mais como podemos desenvolve-lo em sua escola !  – jriciardi@gmail.com

ecocentro-poster

CONTATO:

www.ecositionovaterra.wordpress.com

www.casacolmeia.wordpress.com

e-mail:jriciardi@gmail.com

(47) 99619-4898 VIVO

 

Anúncios

Publicado em maio 20, 2011, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: